Perguntas frequentes

Confira as perguntas frequentes sobre os nossos serviços disponibilizados para empresas públicas e privadas:

01

O que é Consultoria Empresarial ?

Antigamente, a consultoria empresarial era utilizada nas aldeias, nas pequenas cidades, nos convívios sociais, e geralmente eram os sábios os julgados mais experientes, os líderes que aconselhavam seu povo em diferentes assuntos, não com os mesmos termos e conceitos que são utilizados hoje, mas com o mesmo intuito de buscar a melhor maneira de se administrar se não os negócios, a própria vida e o convívio social.

Hoje em dia, a consultoria é muito utilizada de maneira formal dentro das empresas, no entanto, não se limitando a elas. Os desafios empresariais estão cada vez maiores e mais graves. A perda do controle, a incessante busca pela redução de custos, as alterações em leis e regulamentações, a fragmentação das atividades são alguns exemplos das atuais dificuldades que comprovam a urgência do conhecimento dentro das organizações. Assim, muitas empresas buscam no ambiente externo esse conhecimento, para que possam receber uma visão mais crítica e imparcial para auxiliá-las.

No nosso dia-a-dia, muitas são as vezes em que nós mesmos agimos como consultores ou buscamos algum consultor para nos ajudar com nossas dúvidas. No simples fato de pedir opinião sobre qual roupa usar, ou ainda dizer a alguém o que pensa sobre determinado assunto que diz respeito à sua vida, essas são maneiras informais de se ter consultoria no nosso cotidiano.

Como objetivos específicos, a consultoria empresarial propõe:
- elaborar um diagnóstico das áreas funcionais da empresa em questão;
- identificar seus pontos fortes e pontos fracos;
- identificar suas ameaças e oportunidades;
- propor soluções e mudanças específicas para as áreas julgadas mais necessitadas após a análise.
Os fatores de desafios encontrados dentro de uma empresa não são finitos. Em cada época da empresa se tem um fator que tem que ser resolvido com mais prioridade, mas geralmente esse mesmo fator está ligado a vários outros. Um se resolve, começa outro que está ligado ao primeiro e assim por diante.
Os gestores têm que estar sempre em constante acompanhamento com tudo o que acontece e ir adaptando a empresa de acordo com as exigências do momento. Porém, com a aceleração do mercado, a exigência de rapidez nas tomadas de decisão e principalmente as mudanças que o mercado exige, constantemente a consultoria é uma ótima opção e acaba se tornando fundamental dentro da organização.

02

03

02

04

Quando devo contratar uma consultoria para minha empresa?

Qualquer pessoa que queira ter uma vida saudável visita regularmente um médico e antecipa possíveis problemas futuros. Em linguagem médica isto tem o nome de profilaxia. Em outras palavras, justamente quando as coisas parecem boas que é o momento ideal. Todavia, tanto as pessoas como as empresas buscam seus respectivos médicos nos momentos mais difíceis.

Portanto, fica aqui uma dica muito importante: Procure obter um diagnóstico empresarial de uma empresa de consultoria inicialmente para atestar que o direcionamento estratégico da sua empresa está correto. Isto constitui uma forma preventiva de atuação, porém, da mesma forma, caso esteja sendo observadas evidências de que o processo administrativo não esteja sendo oportunizado de maneira eficiente, eficaz e efetiva nos níveis de gestão estratégica, tática e operacional, procure obter um parecer confiável para o devido realinhamento.

 

Qual o primeiro passo de uma consultoria empresarial?

O primeira passo de uma consultoria, após acertar as questões contratuais com a organização-cliente é realizar o diagnóstico empresarial, macro (do modelo de gestão) ou micro (de um processo ou área da gestão). Esta deve ser a primeira incisão com o bisturi do consultor na pele da empresa. Seu objetivo é, em primeiro lugar, tangenciar os problemas mais aparentes da organização e fornecer possíveis soluções para os mesmos. Em segundo lugar, ele será uma peça de discussão junto à empresa para a confecção do escopo do trabalho, prevendo-se desde já, as prioridades a serem atacadas.

Nesta etapa, também será apresentado a equipe de trabalho que estará a frente das futuras inferências administrativas a serem delineadas de comum acordo com os Steakholders (partes interessadas).

Por que sempre é feita uma analogia entre um Consultor Empresarial e o Médico?

O principal papel de uma consultoria é orientar as empresas e torná-las mais competitivas. Para facilitar o entendimento prévio,  sempre é feita uma analogia, meramente didática, entre o consultor empresarial e um médico. O consultor é um médico das empresas. Aqui, então, cabe um primeiro ponto. Nós nos dirigimos a um médico em que circunstâncias ? As piores possíveis, as vezes os casos são irrecuperáveis e fatais. Casos de desconhecimento de infecções, transmissões de doenças e, principalmente, auto-medicação são fatores muito preocupantes. Nas empresas ocorre o mesmo. A auto-medicação nas empresas é desenfreada, conduzindo as mesmas por caminhos desconhecidos e provocando crises alérgicas, tumores benignos e malignos, taquicardia e até mesmo pode levá-las a um coma profundo.

05

Tenho interesse em realizar um projeto de consultoria. Como devo proceder?

As empresas interessadas em realizar um projeto de consultoria empresarial podem entrar em contato com a Marketing Alceu Alcance a partir do formulário de contato na página CONTATO, e solicitar uma visita de um de nossos consultores, para que possamos avaliar o seu caso. Se você preferir, pode entrar em contato também pelo telefone (91) 9942-2202 ou 9612-4000 em horário comercial.

Teremos a maior satisfação no agendamento de uma inicial  "Reunião de Negócios", onde poderemos discutir com maior clareza todas as questões relevantes a demanda em questão, assim como, apresentarmos o nosso aparato de soluções através de ferramentas atualizadas e de fácil uso, voltadas totalmente a uma "inteligência de negócios" customizada a cada projeto.